2° Parte

17/04/2008 15:29
Fonte: nflbrasil.com

Equipamentos dos jogadores


Um jogador de futebol americano, entra com uma parafernália incrível dentro de campo. Existe uma equipe específica em cada franquia da NFL, que cuida apenas dos equipamentos dos jogadores. No gráfico ao lado, você tem a representação da proteção básica de todos os jogadores que entram em campo.
Desde o capacete até a proteção dos pés cada detalhe é muito importante para que a saúde e integridade física do jogador fique intacta durante as violentas mas controladas ações que acontecem nos gramados.
Vamos a seguir detalhar cada proteção que um jogador tem que colocar, começando obviamente por um dos mais importantes itens de segurança para um jogador, a peça mais cobiçada dos uniformes das equipes da NFL por qualque fã do esporte, os magníficos capacetes.
O capacete sem dúvida é o símbolo do futebol americano. Uma imagem de um jogador com o capacete em campo é fenomenal.

____________________

CABEÇA E PESCOÇO - Obviamente que proteger a cabeça dentro de campo é a parte mais importante do item de proteção para qualquer jogador. Para que isso ocorra um capacete deve se encaixar perfeitamente na cabeça do jogador , não ficando nem muito apertado nem muito frouxo. Na foto ao lado você pode notar o conjunto que forma o capacete, juntos esses itens promovem uma ampla proteção a cabeça e também ao pescoço.
                                                          

Nesse conjunto podemos notar a "Face Mask" (grade facial de proteção), bem no centro da foto que vem em 15 estilos diferentes, mais a frente temos a proteção do queixo (Chin Strap) que podem ser encontrados em 6 estilos diferentes, nas laterais temos as almofadas de proteção além de termos também internamente essas almofadas (Jaw Pads e Air Bladders) que são encontradas nas mais variáveis densidades para acomodação perfeita, temos ainda a proteção bucal (Mouth Guard), que não aparece na foto vem em várias cores e tamanhos e finalmente a parte principal que é o próprio capacete em si (Shell). Portanto esses 5 itens juntos formam a principal proteção do jogador em campo.

Antes de se confeccionar um capacete, as cabeças dos jogadores são medidas uma á uma, com o instrumento que vemos ao lado (primeiro da esquerda para direita) que é o calibrador (Calipers). O outro aparelho que vemos na foto seria uma espécie de bomba (Inflation Bulbs)para inflar a parte interna do capacete. Com as medidas de todos os jogadores anotadas no papel e a projeção da inflagem dos capacetes. Passa-se a seguinte etapa que é a prova do capacete e ajustes necessários com as almofadas internas (pads).

                                                          

Na foto abaixo vemos o capacete já com as almofadas internas (pads) e a s bolhas de ar (air bladders) posicionadas e ajustadas de maneira que o capacete entre perfeitamente e se ajuste confortávelmente na cabeça do jogador. Pode-se adicionar ou retirar "pads" até que se tenha um encaixe justo, satisfatório e confortável para o jogador. O processo mais importante de uma prova do capacete e a sua inflagem externa, feita por esses 2 orificios que vemos na foto ao lado, posicionados na parte de trás do capacete. Uma inflagem excessiva pode provocar pontos de pressão prejudiciais aos jogadores.

 

                                                             

CORPO - Além da proteção principal da cabeça, um jogador tem que entrar em campo com o seu corpo coberto por uma extensa "armadura" de proteção, para proteger seus pontos fracos que já tenham sofridos lesões anteriores e pontos importantes que são mais frágeis, mesmo num atleta que pesa mais de 100 Kgs. Ai é que entram as "almofadas ou alcochoados" de proteçãos, as conhecidas "PADS". Nessa armadura vamos encontrar 4 tipos de "Pads" como já vistos no desenho lá em cima no inicio da página : - "Shoulder Pads", "Knee Pads", "Hip Pads" e "Thigh Pads". A peça mais complexa e intrincada desse aparato todo sem dúvidasão as "Shoulder Pads".
Esses pads nada mais são do que um plástico especial muito duro, com suporte de várias almofadas de espuma (Foam Pads) que protegem os ombros, o peito e a região da cintura (quadril) como na foto 2.

 NA imagem 2. Esse "shoulder pad" que vemos a direita é desenhado e utilizado principalmente para os quarterbacks, running backs e wide receivers. Embora pareça uma armadura, não limita a mobilidade do jogador, mas muitos running backs principalmente deixam de usá-lo por achar que a extensão inferior do shoulder pad (flak jacket) diminui a sensação do contato da bola com o corpo quando eles estão correndo com ela.
A função desses shoulder pads são :
--Absorver o impacto nessas regiões através de deformações do material e distribuir as forças diminuindo a força no ponto de impacto da colisão.
Os Shoulder Pads são equipamentos obrigatórios (menos a flak jacket), todos os jogadores tem que entrar vestindo uma dessas pequenas armaduras.

                                

No quadro 3 vemos uma foto das "Hip Pads" (proteção do quadril), que protegem os ossos dos quadris e da região pélvica.
Esse pad é opcional pois abaixo da cintura os pads não são obrigatórios, isso vai depender da preferência dos jogadores e de algumas lesões em regiões fragilizadas que os jogadores podem ter.
  No quadro 4 temos duas proteções que são opcionais, a primeira que é a thigh pad (proteção da coxa) e a segunda knee pad (proteção dos joelhos). Geralmente os jogadores que tem "fragilidades" nessas regiões utilizam esse tipo de "pad". Essas proteções vem nos mais variados estilos e tamanhos para se encaixar perfeitamente nos diferentes corpos dos jogadores.
Resumindo :- Capacete (e todo o seu conjunto de acessórios) + Shoulder Pads são de uso obrigatório para todos os jogadores.

Os demais pads abaixo da cintura são opcionais tanto pelos jogadores como pela comissão técnica + departamento médico que decidem se o jogador deve proteger aquela região ou não. O que complemente o uniforme são as Jerseys (camisetas), as calças (Pants), meias, luvas e sapatos com travas de vários tamanhos para se adaptar a qualquer condição em que se encontre o piso do campo de jogo. Um detalhe curioso é que as jerseys vem alongadas e são seguras dentro das calças por um velcro unidos pela frente e por trás para evitar que a mesma saia de dentro das calças quando um jogador sofre um puxão de camiseta. Alguns cortam as jerseys para deixar ainda mais apertado o conjunto e outros ainda colam com um pvc especial de duas faces as mangas das jerseys nos shoulder pads impedindo a saida e exposição dos shoulder pads, durante agarrões e puxões de camisetas.

 

Back

Search site

© 2008 All rights reserved by MAXX CREATION, brfrkb@hotmail.com